domingo, 23 de novembro de 2008

Contributo das TIC na aprendizagem

Um dos contributos positivos que as TIC podem dar ao processo de ensino e de aprendizagem liga-se com o seu uso numa perspectiva construtivista da aprendizagem. Jonassen (2000) refere que as TIC podem ajudar os alunos na aprendizagem e fazerem apelo à sua participação activa nesse processo. Mas se as práticas educativas dos professores continuarem inalteráveis, o uso das TIC terá poucos resultados na aprendizagem dos alunos.
Tecendo alguns comentários à situação nacional, apesar da existência do PTE persistem dificuldades na integração das TIC no processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente no que se refere ao facto de muitos docentes apresentarem falta de proficiência no uso das TIC e da não existência de recursos em quantidade suficiente nas escolas. Estes aspectos são relevantes na medida em que, segundo Miranda (2007), para se verificarem resultados positivos nas aprendizagens dos alunos é necessário capacitar os docentes para efectivamente integrarem as TIC no acto de ensinar e promoverem aprendizagens com a sua utilização explorando as possibilidades das TIC.
É fundamental usar as TIC com os alunos de forma integrada em diversas situações como seja para aceder a informação e para a apresentar, para auxiliar os alunos a construírem conhecimentos significativos, desenvolver projectos, etc. Dominando as TIC os professores podem ajudar os alunos a explorar as potencialidades desses artefactos na construção do seu saber e no desenvolvimento de competências, e assim, progressivamente alterarem a forma de aprenderem.
Para Miranda (2007) é importante considerar que a aprendizagem é o processo re(construtivo), cumulativo, orientado para determinados objectos, situada e colaborativa. Estes aspectos devem ser considerados aquando a integração das TIC na prática educativa, bem como a qualidade da formação técnica e pedagógica dos professores e respectivo empenhamento. Desta forma os resultados da aprendizagem dos alunos podem ser mais positivos.
Portanto, são vários os factores que interferem neste processo: factores individuais (atitudes, por exemplo), factores contextuais (recursos existentes por exemplo) e factores relacionados com a formação, sendo que é necessário ter professores competentes na utilização das TIC no ensino para que efectivamente a sua integração na educação tenha reflexos positivos nas aprendizagens dos alunos (Peralta e Costa, 2007).
Quando se fala em formação de docentes considera-se a formação inicial e a contínua. A formação inicial desempenha, na nossa opinião um papel importante dado que é essencial capacitar, desde logo, os futuros docentes, nos diversos níveis de ensino, para a utilização das TIC na prática pedagógica.


Bibliografia


  • Miranda, G. L. (2007). Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação. 03, pp.41-50.

  • Peralta, H. e Costa, A. F. (2007). Competências dos professores no uso das TIC. Sísifo. Revista de Ciências da Educação. 03.

  • Jonassen, D. H. (2000). Computadores, Ferramentas Cognitivas – Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Colecção Ciências da Educação 23. Século XXI. Porto Editora.

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