Embora tradicionalmente a utilização de TIC enquanto ferramentas de aprendizagem se baseasse em métodos individuais de ensino, a interacção social é reconhecida como fundamental para o processo de aprendizagem, pelo que faz todo o sentido usar estes recursos na educação, nomeadamente nos níveis de ensino mais avançados. Este parece ser um poderoso meio para apoiar a colaboração e a negociação social.
Como nos diz Carr (2000, p. 262) usando tecnologia em rede (especialmente a assíncrona) pode proporcionar-se aos alunos oportunidades para estes “desenvolverem as suas competências sociais, de leitura, de escrita, de comunicação e de colaboração”. Criam-se assim, oportunidades que podem facilitar a aprendizagem construtiva e social, já que se apoia a reflexão sobre o que conhecem, podendo na interacção com os outros alterar o seu ponto de vista e os respectivos conhecimentos. Por exemplo, participando em discussões on-line, os alunos são expostos a maior diversidade de opiniões e de perspectivas, o que permite alargar os seus conhecimentos. O facto de ser dado feedback proporciona mais possibilidades destes refinarem as aprendizagens e reflectirem sobre as mesmas.
Assim, os ambientes educativos que estimulam a utilização de comunidades de aprendizagem onde se partilham projectos e objectivos comuns e se colabora para a sua concretização podem constituir-se como ferramentas socio-cognitivas, o que pode ser uma vantagem para a educação.
A utilização destas tecnologias pode ser útil também para o crescimento profissional dos docentes. Os espaços de troca de ideias, partilha de recursos e de dúvidas, por exemplo podem ajudar-nos a aprender a ser melhores profissionais, a colaborar com colegas conhecidos e desconhecidos, etc. Esta partilha pode criar mais oportunidades para melhorar os contextos de aprendizagem, dado o envolvimento dos professores em comunidades de prática, onde existem imensos recursos que podem ajudar a criar oportunidades para que os alunos compreendam mais facilmente certos conteúdos e desenvolvam as suas competências cognitivas e sociais.
Conclui-se, que estes aspectos têm obviamente implicações na forma como organizamos os ambientes de aprendizagem para os nossos alunos. Como diz Carr (2000, p.291) sobretudo a comunicação assíncrona está a mudar a “face da educação”. Estas mudanças revelam a necessidade que o ser humano sente em encontrar novas formas de interagir com o outro, independentemente do lugar onde este se encontre qualquer momento. Porém, para alguns autores o elearning conforme se conhece hoje mantém-se um novo campo. Existem algumas comunidades formadas, mas a maioria não é muito activa, parece que há ainda muito a aprender neste domínio. O elearning construiu-se a partir de duas disciplinas a educação e a tecnologia, disciplinas por vezes com visões diferentes, pelo que para crescer precisa de mais debate e discussão. As comunidades são áreas onde estas preocupações basilares podem ser discutidas.
Considerando ainda que no processo educativo a necessidade de estender as interacções humanas tem de ser respondida, a utilização de tecnologias que permitem comunicar e colaborar, ainda que on-line, pode constituir um contributo positivo para a educação dos nossos alunos.
De facto, parecem ser imensas as vantagens apresentadas pelo uso desta forma de comunicação e de colaboração. No entanto, como acontece com muitas das ferramentas que o Homem inventa, é preciso saber fazer um bom uso das mesmas e alertar, sobretudo os nossos jovens para o perigo que elas podem apresentar, se não houver algumas precauções. A sua utilização não deve conduzir-nos para um mundo apenas virtual, mas ser usada primordialmente para:
- melhorar a qualidade de vida
- ajudar a aprender mais sobre o universo em geral, alargando os horizontes e conhecimentos
- facilitar o processo de comunicação e de interacção com pessoas interessantes, mesmo que sejam desconhecidas ou estejam fisicamente distantes.
Quando as tecnologias ajudam a ter uma vida mais cómoda e exigem menos esforço na realização das nossas actividades quotidianas, são sempre bem vindas e serão, certamente, usadas por um número cada vez maior de pessoas. Elas podem contribuir para que a necessidade de comunicar e de interagir socialmente se concretize de uma forma mais rápida e fácil, bem como para satisfazer parte da nossa curiosidade pelo conhecimento.
Ao terminar gostaria de referir que considero importante ajudar os alunos a entender como é que as tecnologias que utilizam nas situações do dia a dia podem ser usadas de forma positiva nos contextos educativos e, ainda que aprendam a pensar sobre as vantagens e desvantagens do seu uso, bem como dos perigos que algumas delas podem constituir.
E qual é a sua opinião sobre este assunto?
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